BELEZA, LIFESTYLE / fevereiro 8, 2018

QUAIS PRODUTOS DE BELEZA POSSO USAR? – CUIDANDO DA DERMATITE DE CONTATO

Como é ter DERMATITE DE CONTATO, escolher os produtos e descobrir quais pode usar … ?

Bom, acho que só quem tem algum tipo de alergia entende bem o que é TER alergia! A gente precisa ter cuidado com cada mínima coisa que possa atacar, ou piorar as crises, depois que a crise começa pode ser que demore dias para passar, e mesmo depois de ter passado você ainda continua muito sensível, o que significa que nunca você estará livre, e não dá para viver a base de antialérgico, a não ser que você queira ou possa dormir muito!

Por incrível que pareça eu não ouço muito falar de dermatite de contato, mas ela é bem comum aqui no Brasil.
Muitos produtos podem causar a dermatite, e mesmo que você tenha, durante toda a sua vida, usado determinado produto, ele pode, em algum momento, passar a ser prejudicial.
É o que aconteceu comigo. Eu sempre usei esmaltes, mas há 3 anos mais ou menos, quando desenvolvi minha dermatite, tive que parar de usar qualquer marca que não seja risqué, revlon ou colorama.

Enfim, o que eu quero mostrar para vocês não são as causas, os cuidados ou os tipos de dermatite (…) Mas, sim, os produtos que eu tenho usado diariamente e que não têm me causado NENHUMA irritação. É claro que, as vezes o produto que não me faz mal pode não ser bom pra você, mas eu tenho algumas dicas que podem ajudar no geral!

Pra começar eu minha dermatite tem 3 motivos: esmaltes com tolueno e formaldeído, maquiagens e níquel (o que me impede de usar a maioria das joias).
Quanto aos esmaltes eu uso as 3 marcas que já falei ali em cima, elas são livres dos 2 ingredientes que podem causar alergia; o segredo é ler (ou tentar porque as letras são minúsculas) no rótulo do esmalte e ver quais são os ingredientes. Alguns esmaltes hipoalergênicos como Impala, me causam alergia, então, basicamente, depende de testes!

Com os esmaltes eu não tenho tantos problemas porque uso poucas cores e as marcas que posso usar são ótimas para mim. Já com as joias sinto mais dificuldade. Eu não posso usar praticamente nada, então eu tento controlar, mantenho uma “balança” de dias que uso, a frequência; então se por exemplo, eu usei dois dias um colar, passo 3 ou 4 sem usar nada, e assim vou controlando.

Quanto as makes, algumas marcas têm me deixado muito satisfeita. Ultimamente tenho usado muito a base da Revlon, acho que é uma das bases com melhor cobertura que não me atacaram a alergia – testei MAC e acreditem, tive alergia! Além da Revlon também amo a linha da Make b. do Boticário; toda ela, desde a base, até os batons e rímel são hipoalergênica, e mesmo depois dos testes nunca tive nenhuma irritação.
Outras marcas que uso em vários produtos são a NYX, Vult, Maybelline, Océane e Toque de Natureza – também nunca tive nenhuma reação com essas marcas, embora não sejam todas hipoalergênicas.

O único jeito de saber quais são as marcas que você pode usar, caso você tenha a dermatite de contato, é de fato testando. Minha dica é, procure alguém próxima e testem alguns produtos, caso contrário você pode gastar comprando produtos que depois não poderá usar. Ou, se o valor compensar, compre e caso tenha reação vale doar, que é sempre algo bom.


Conviver com uma dermatite quando você gosta de se cuidar (usar maquiagem, esmalte e outros produtos) não é fácil, mas totalmente possível, o segredo é não ficar batendo de frente e sim, encontrar soluções. Hoje em dia muitas marcas estão apostado em produtos de beleza veganos, 100% naturais; as vezes esses produtos custam mais caro, mas em compensação, rendem mais se usados da maneira certa, e te garante uma pele livre de irritações, vermelhidões e descascados!

Espero ter ajudado ou esclarecido algo. Se tiverem dúvidas só falar comigo no Instagram @elizieribeiro.

Beijos, Eliziê Ribeiro. ♥

Share:

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *